Vamos lá. Há muita dúvida nesse ponto.

Antes de mais nada, uma divisão de águas é necessário: Vc está no Brasil e exercendo nursing agora ? Este é um grupo. Vc mora fora do Brasil e não está exercendo ? Este é outro grupo.

Por que este divisão ? Simples. Empresas recrutadores que patrocinam sponsorship preferem nurses que estejam atuando em seu país de origem ao momento da contratação. Há mercado para os demais ? Sempre há, mas é importante saber as regras do mercado e os riscos imigratórios.

Enfermeiros brasileiros precisam ler este post “sem emotividade”. Brasileiro já é emotivo por natureza. Americano não. Então, vc precisa ler isso e saber que para o mercado americano, sua vinda para cá nada tem de amoroso. Se trata de um negócio, onde ambas as partes (vc e o sponsor) precisam estar satisfeitos. 

Qual é o negócio ? A empresa contrata vc por um salário “X”, patrocina sua imigração e de sua familia, e “vende” seu serviço para uma unidade de saúde , que vai pagar para a empresa “2X”. O negócio é esse. Simples assim. Eu acho extremamente justo. Vc precisa da empresa e ela lucra com seu serviço por um período de tempo.

Pq as empresas de saúde não fazem direto ? Custo. As empresas sponsor tem mais clientes e só fazem isso. O negócio das empresas de saúde é saúde, não imigração de  enfermeiros. Por isso melhor contratar as “sponsor”, ainda que se pague mais caro pela hora de trabalho. Vale a pena.

Observando como negócio, vc admite a idéia de numa mesma ala termos nurses ganhando salários BEM diferentes. Normal. Ninguém se espanta com isso aqui. Isonomia de salário ?? Esquece ! Ninguém quer saber disso aqui. Se trata de um negócio.

Seguindo essa linha, entenda que vc é um diamante, mas bruto ainda. Não passou ainda no TOEFL, não passou no NCLEX, ninguém sabe se vc tem algum crime que impeça sua imigração legal … etc … Ou seja, a empresa sponsor não tem garantia alguma de que vc se tornará um nurse nos USA. Logo (lembre-se, é um negócio!), pq vc iria ofertar um contrato com um salário razoável para alguém nessa condição ?? Ninguém faz isso. Ou seja, se vc assinar contrato com empresas, entidades ou seja lá  o que for nessas condições, há boas chances de vc ter ofertas de salário menores do que teria em outras condições. E pq vc fecharia um contrato assim ?

Pense como sponsor por um minuto e vc chegará na mesma conclusão.

Por isso sou radicalmente CONTRA assinar qualquer contrato com empresas ou agências antes de vc passar no NCLEX. Aí a coisa muda: Vc passou! Vc já se tornou um diamante com melhor luminosidade. Vc já provou seu valor como test taker e pode negociar melhor com os sponsors.

Entendeu ???

Algumas entidades oferecem “apoio financeiro”. Veja bem. Vc é livre para fazer o q quiser … mas … Vai se trancar num contrato por facilidade financeira ?? Esse contrato vai t prender pelos próximos 3-4-5 anos … Pense bem … ninguém oferece vantagem financeira de graça. Ninguém faz isso porque vc é legal. Isso é um negócio.

Organize-se financeiramente. Faça suas contas. Seja organizado. Digo isso a todos os que tem contrato comigo. Vc precisa ter o processo sob SEU controle, ainda que esteja vinculado em contrato a um profissional como eu.

Precisa de um advogado para ver seu contrato com o sponsor, entidade, etc ?

C L A R O !!! Pense bem, com lógica:

Vc está penando para passar em TOEFL e NCLEX, que são áreas que vc deveria dominar. Vc acha mesmo que tem condições de analisar um contrato feito por advogados americanos, contrato em inglês, e que vai te prender pelos próximos 3-4-5 anos ???

Seja inteligente, meu caro … Ninguém quer prejudicar vc, mas tire o romantismo do seu processo. Seja cético, frio e otimista com os pés no chão.

Essa coisa de “Vou para os Estados Unidos melhorar de vida” pode ser uma fria se vc não observar detalhes importantes. Sua família depende de vc tomar uma boa decisão e analisar tudo com muito critério.

Sucesso.

Mais ? Visite: https://proficiencyadvancednursing.com